Voluntárias Sociais distribuem doações para vítimas da chuva
Em pouco mais de 48 horas, a campanha ‘Salvador Solidária’ já arrecadou mais de cinco toneladas de alimentos e roupas em prol dos desabrigados pela chuva que atinge a capital baiana desde o início da semana. O material arrecadado começou a ser distribuído em abrigos provisórios nesta quarta-feira (29).
A campanha das Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA) recebe doações de alimentos não perecíveis, água potável, materiais de higiene pessoal e limpeza, fraldas, colchões e roupas. A coleta acontece em 15 postos da Rede SAC de Salvador e região metropolitana (Camaçari, Candeias e Lauro de Freitas), além da sede das VSBA, no Campo Grande.
De acordo com a diretora administrativa das Voluntárias, Neyliane Lemos, alimentos, produtos de higiene pessoal e fraldas descartáveis são prioridades. A chegada das doações ajudou a minimizar as necessidades das 24 famílias das comunidades do Lobato e São Caetano que estão alojadas na Escola Municipal Helena de Magalhães, no bairro da Boa Vista de São Caetano.
A dona de casa Cirlene Santos, que perdeu tudo após um deslizamento de terra destruir sua residência, é uma das pessoas assistidas. “Eu agradeço muito pela ajuda porque aqui estamos tendo comida, roupa e abrigo”. A campanha sensibilizou o aposentado Emanoel Amorim e um grupo de vizinhos, que se reuniram para ajudar as vítimas da chuva. “Nos sentimos sensibilizados e essa é a única maneira que achamos [de colaborar] foi doar roupas e alimentação”.
Além da região de São Caetano, as doações são destinadas às comunidades do Bom Juá e do Bate-Facho, no Imbuí, onde a Creche e Escola Comunitária do Bate-Facho foi completamente alagada. Para recuperar a unidade de educação infantil, a primeira-dama e presidente das VSBA, Aline Peixoto, está mobilizando empresários e entidades da sociedade para a doação de materiais de construção, material didático e carteiras escolares. Mais informações sobre os locais de doação podem ser obtidas pelo telefone das Voluntárias Sociais -